CONSULTAS E FORMAÇÃO

About us

Atendimento

A Antena do Campo Freudiano (ACF) é o grupo português da Nova Escola Lacaniana (NLS) da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e da Euro-Federação de Psicanálise (EFP).

É neste quadro que os psicanalistas da ACF se responsabilizam pelo atendimento em psicanálise a todos aqueles, crianças, adolescentes e adultos que desejam ser escutados na sua singularidade.

A ACF disponibiliza aos interessados nomes dos psicanalistas que garante, mas a escolha do psicanalista cabe unicamente àquele que deseja iniciar a sua análise.

Os pedidos para o atendimento em psicanálise poderão ser dirigidos directamente a um dos psicanalistas da ACF, ou enviados para o email da Associação: acfportugal@hotmail.com.

ENSINO

O ensino prodigado pela ACF abrange múltiplas áreas, mas baseia-se essencialmente nos textos de Freud e de Lacan. O que distingue mais particularmente este ensino único em Portugal é a “orientação lacaniana” (termo cunhado por Jacques-Alain Miller) que os membros da ACF partilham com os colegas da AMP.

Desde a sua criação em 1986, a ACF tem organizado seminários coordenados por psicanalistas nacionais e estrangeiros, jornadas de estudo, cursos e cartéis, (pequenos grupos de trabalho aprofundado sobre casos clínicos, conceitos, e conexões com as letras, as artes e as ciências). Publicou igualmente inúmeros artigos, livros e revistas - como a “Desassossegos” -, sempre aberta a autores de qualidade.

“FORMAÇÃO”

Lacan dizia que não há “formação” do analista, mas apenas formações do inconsciente. É neste sentido – a análise “pessoal” das formações do inconsciente de cada sujeito - que se fala aqui de “formação”.

O que significa que não há psicanalista sem análise pessoal que se revelará didáctica no final.

Qualquer um está habilitado a iniciar uma análise, independentemente da sua experiência e estudos universitários. A ACF reserva-se, no entanto, o direito de efetuar uma selecção prévia dos candidatos.

Uma análise é normalmente um processo longo do qual não se pode prever, nem antecipar o fim.

Paralelamente à análise pessoal-didáctica, aquele que se candidata junto a nós para ser psicanalista terá de iniciar a sua análise com um psicanalista garantido pela ACF, e participar ao longo dos anos nas actividades teórico-práticas da ACF e Escolas afins. Durante o percurso da sua análise, o candidato dar-se-á a conhecer, não só através do trabalho de transferência com o seu analista, como através da transferência de trabalho com os seus pares, o que inclui a capacidade reconhecida de transmitir a psicanálise de "orientação lacaniana" pela fala e a escrita.

Quando o analisando tiver analisado o sentimento de ter definitivamente terminado a sua análise poderá, então, pedir à ACF - ou a uma das Escolas da Associação Mundial de Psicanálise - que o reconheça como um dos seus. Para tal deverá enveredar pelo dispositivo do «passe». Caso não queira seguir o caminho deste testemunho e, desta forma, obter o título de Analista da Escola (AE), pode, ainda, declarar-se enquanto Analista Praticante (AP).

A prática psicanalítica pode vir a necessitar de uma supervisão ou controle, ou mesmo de uma reanálise. Sempre que tal acontece, o analista praticante não deve hesitar a recorrer a outros colegas mais experientes.